O calendário de reuniões públicas do segundo semestre de 2019 já está pronto e pode ser encontrado aqui.
Este semestre será dedicado a continuação dos debates de textos sobre afrorreligiosidade e discussões dos temas que serão apresentados na Conferência ALARI.
O Calundu realiza reuniões públicas quinzenais, sempre com debates de bibliografia sobre as religiões afro-brasileiras que variam entre textos revisionistas e mais atuais. Algumas temáticas que transcendem a afrorreligiosa, mas que são centrais para a sua compreensão, como gênero, raça e pensamento social, são também debatidas em alguns encontros, sempre com suporte bibliográfico.
O calendário de reuniões públicas com a indicação dos textos que serão debatidos segue abaixo:
Data | Atividade | Texto(s) para leitura |
30/08/2019 | Forças ancestrais… | Pajelança e Encantaria Amazônica (Raimundo Maués e Gisela Villacorta). |
13/09/2019 | Angoleiro e performático | Joãozinho da Goméia: o lúdico e o sagrado na exaltação ao candomblé. Caminhos da alma Caminhos da alma Caminhos da alma: memória afro-brasileira. (Raul Lody; Vagner Gonçalves da Silva). |
27/09/2019 | Semana Universitária | ____________________ |
11/10/2019 | Macumbeiros cientistas! | Fogo no Mato: A ciência encantada das macumbas (Luiz Antonio Simas e Luiz Rufino). |
25/10/2019 | Discussões dos temas | Discussões tradição afro e casos de racismo |
08/11/2019 | Discussões dos temas | Discussões de racismo religioso e colonialidade |
22/11/2019 | Discussão texto clássico. | Texto a ser escolhido. |
Os encontros serão realizados sempre às sextas-feiras, 19h, no ICS/UnB, andar térreo. Em caso de dúvidas, pergunte pela sala na recepção do instituto.