A lei federal 10.639, de 09 de janeiro de 2003, estabelece como obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileira no ensino médio. Este dispositivo legal propõe, portanto, a reparação de séculos de construção interessada de uma história nacional, que não leva em conta a importante participação que o povo negro teve na formação do Brasil e de sua sociedade. Todavia, o material didático disponível a professores é escasso e, muitas vezes, pouco detalhado e de pouca qualidade.
Em face disso, publicamos nesta sessão do site um conjunto de textos didáticos e planos de aula produzidos de maneira autoral pelo Calundu – Grupo de Estudos sobre Religiões Afro-Brasileiras, e testados em oficina com professores de ensino médio. Os textos podem ser livremente baixados e utilizados por professores em sala de aula. Pretendem ser fonte didática e completa sobre os assuntos que versam.
Ademais da história associada com a população africana e afrodescendente no Brasil, buscamos apresentar nos textos interfaces afro-ameríndias – o que também adequa o material produzido à lei federal 11.645, de 10 de março de 2008. A religiosidade tradicional também é lembrada nos textos, como mais um dos traços culturais daqueles povos.
Baixe os textos e planos de aula associados no quadro abaixo.
Conhecimentos que dialogam | Plano de aula – Conhecimentos que dialogam: troca de conhecimento religioso na formação do Brasil |
Plano de aula – Calundus: a alimentação e a cura |
|
Plano de aula – Influência das línguas africanas no português brasileiro |
Professor, utilizou esse material? Conte-nos sua experiência!