Calundu

Início » Atividades » Reuniões públicas

Reuniões públicas

Confira abaixo o calendário de reuniões de estudo do primeiro semestre de 2021.

As reuniões são públicas e sem restrição de participação.

Este semestre do grupo de estudos abre as comemorações dos 5 anos do lançamento da Revista Calundu. Assim, as leituras serão dedicadas ao aprofundamento das temáticas centrais do grupo Calundu e que serão problematizadas em artigos especiais, a serem publicados no próximo número da revista.

Como no ano de 2020, todas as reuniões serão realizadas em formato de videoconferência, com links de acesso divulgados pelo grupo, por WhatsApp, momentos antes das reuniões (em caso de interesse, mandar e-mail para calunduzeiros@gmail.com).

O Calundu realiza reuniões públicas quinzenais, sempre com debates de bibliografia sobre as religiões afro-brasileiras que variam entre textos revisionistas e mais atuais. Algumas temáticas que transcendem a afrorreligiosa, mas que são centrais para a sua compreensão, como gênero, raça e pensamento social, são também debatidas em alguns encontros, sempre com suporte bibliográfico.

O calendário de reuniões públicas com a indicação dos textos que serão debatidos segue abaixo:

Data Atividade Texto(s) para leitura
09/03/2021 Debates sobre tradição Robert Daibert: “A religião dos bantos: novas leituras sobre o calundu no Brasil colonial”
23/03/2021 Debates sobre racismo religioso Wanderson Flor do Nascimento: “O fenômeno do racismo religioso: desafios para os povos tradicionais de matrizes africanas”
06/04/2021 Debates sobre mulheres de terreiro Patrícia Birman: “Transas e transes: sexo e gênero nos cultos afro-brasileiros, um sobrevôo”
20/04/2021 Debates sobre educação de terreiro Vanda Machado: “Irê Ayo: uma epistemologia afro-brasileira”
04/05/2021 Debates sobre revisionismo como metodologia (texto a ser definido)

Os encontros serão realizados sempre às terças-feiras, 19h.

%d blogueiros gostam disto: