Calundu

Início » Atividades » Reuniões públicas

Reuniões públicas

Confira abaixo o calendário de reuniões de estudo do segundo semestre de 2022.

As reuniões são públicas e sem restrição de participação.

Como vimos fazendo desde o início da pandemia, todas as reuniões serão realizadas em formato de videoconferência, com links de acesso divulgados pelo grupo, por WhatsApp, momentos antes das reuniões (em caso de interesse, mandar e-mail para calunduzeiros@gmail.com).

O Calundu realiza reuniões públicas em datas pré-agendadas, sempre com debates de bibliografia sobre as religiões afro-brasileiras. Algumas temáticas que transcendem a afrorreligiosa, mas que são centrais para a sua compreensão, como gênero, raça e pensamento social, são também debatidas em alguns encontros, sempre com suporte bibliográfico.

Neste semestre o grupo decidiu ler textos da Revista Calundu. Os artigos selecionados foram os mais visualizados do nosso periódico, que ainda não foram debatidos em outras reuniões de estudos.

O calendário de reuniões públicas com a indicação dos textos que serão debatidos neste semestre segue abaixo:

Data Artigo Autor
01/09 Orixás, Inquices e Voduns: as nomenclaturas e etnias dos sagrados nos candomblés Ketu, Bantu e Jeje Ronan da Silva Parreira Gaia;

Alice da Silva Vitória

29/09 Umbanda Esotérica: uma etnografia sobre o encontro da religiosidade afro com a nova era em um terreiro de Belo Horizonte Bianca Zacarias França
06/10 Ritualidades do Mistério Pessoal: o segredo de orixá no Batuque afro-sul Marcus Vinicius de Souza Nunes
20/10 Maria Navalha e a Filosofia Popular Brasileira: um “trabalho” de campo Rafael Haddock-Lobo

Os encontros serão realizados sempre às quintas-feiras, 19:30h.

%d blogueiros gostam disto: