Calundu

Início » Notas políticas » Nota sobre a greve geral de 28 de abril

Nota sobre a greve geral de 28 de abril

Dia 28 de abril de 2017 é dia de luta para brasileiros. É dia de protestar contra o corte de direitos. Contra a reforma da previdência e contra a flexibilização da CLT. É dia de mostrar às elites dominantes/governantes que o país não é só delas.

O Grupo Calundu apoia a greve geral e, como coletivo, adere ao movimento. Entendemos que a luta é válida e que mostra que ideias como “consciência de classe”, “colonialidade” e “resistência” não são conceitos sociológicos abstratos. Estão na rua com a classe trabalhadora. São a práxis de grupos sociais que há séculos tanto lutam e tão pouco têm.

Neste momento de resistência, unimo-nos às mães, pais, irmãs e irmãos, da luta afrorreligiosa. Resistimos por nossos direitos de levarmos vidas saudáveis e longevas. Sabemos que, no Brasil, lutar para não perder direitos – o que parece ser o mínimo – não significa que a vida esteja assim tão boa. Entendemos, portanto, como todas e todos as/os calunduzeiras/os de todos os tempos, que este é mais um capítulo de nossa mesma guerra.

Nesta sexta-feira reverenciamos e pedimos passagem a Exu. Saudamos a Oxalá, o santo da paz e do dia. Chamamos-lhe para que nos abençoe e se levante conosco, afinal, quando necessário, “até Oxalá vai a guerra”. E, sempre buscando a justiça de Xangô, posicionamo-nos politicamente e nos somamos à luta de tantos brasileiros.

Nesse mesmo espírito de reverência também nos solidarizamos à luta dos indígenas que vem acontecendo desde o dia 24 de abril no Acampamento Terra Livre na Esplanada dos Ministérios pela garantia dos direitos originários dos povos indígenas. Como afrorreligiosos que somos, reverenciamos os Ancestrais e Donos da Terra e com a benção de Oxóssi, Ossãe e dos Caboclos nos unimos às irmãs e aos irmãos indígenas em mais um árduo caminho de resistência.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: