O Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre a Mulher (NEPeM) e demais grupos da Universidade de Brasília, abaixo assinados, vêm a público manifestar seu repúdio à conduta abusiva e violenta de Samuel Milet, docente do curso de Direito da Universidade Federal de Rondônia, contra Sinara Gumieri, doutoranda em Direito da Universidade de Brasília e demais estudantes presentes na ocasião, em aula de 20 de outubro de 2016.

Sinara havia proferido uma palestra a convite do Centro Acadêmico de Direito daquela universidade no dia 13 de outubro de 2016, com o tema “Por que precisamos falar de gênero no direito?”. Uma semana depois, referido professor, conforme áudio gravado com sua autorização, proferiu agressões em sala de aula a Sinara, chamando-a “vagabunda”, “bostinha, cocô”, “sapatona muito doida”. O docente segue por 15 minutos em interpelação virulenta a uma das estudantes da turma, em postura claramente desrespeitosa, intimitadória e agressiva a todas as estudantes presentes.

A conduta do professor foi discriminatória, com ofensas reiteradas a mulheres e pessoas LGBT, personificadas na agressão a Sinara Gumieri. Seu discurso é violento à presença de mulheres, especialmente jovens, em espaços de poder e debate intelectual, como o são as universidades. Mas para além da misoginia e homofobia evidentes, seu discurso é profundamente contrário ao espírito acadêmico e aos deveres éticos que devem guiar a docência. Samuel Milet afronta os valores mais básicos da pedagogia responsável e do respeito à pluralidade e ao livre debate de ideias, que devem ser o norte de qualquer instituição pública de ensino.

Por sua conduta violentadora à dignidade e integridade de Sinara Gumieri e abusiva a todas as estudantes submetidas à sua aula, além do descumprimento dos deveres profissionais da docência no ensino superior, esperamos do Departamento de Ciências Jurídicas e da administração da Universidade Federal de Rondônia as medidas cabíveis.

Assinam:

Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre a Mulher da Universidade de Brasília – NEPeM/CEAM/UnB

Grupo Saúde Mental e Gênero – PPGPSSIC/UnB

Grupo Calundu – PPGSOL/UnB

Núcleo de Estudos sobre Mídia e Política – NEMP/FAC/UnB

Núcleo de Estudos Afo-Brasileiros – NEAB/CEAM/UnB

Centro de Estudos em Desigualdade e Discriminação – CEDD/FD/UnB

Grupo Feminismo, Direito e Políticas – FD/UnB