Calundu

Início » Encontros Afrorreligiosos » I Encontros Afrorreligiosos – 2016

I Encontros Afrorreligiosos – 2016

No contexto da Semana Universitária da Universidade de Brasília de 2016, realizamos o evento Encontros Afrorreligiosos, no auditório do Instituto de Ciências Sociais, no dia 26 de outubr

No contexto da Semana Universitária da Universidade de Brasília de 2016, realizamos o evento Encontros Afrorreligiosos, no auditório do Instituto de Ciências Sociais, no dia 26 de outubro de 2016. A atividade foi organizada pelo Calundu – Grupo de Estudos sobre Religiões Afro-brasileiras (SOL/UnB), apoiada pelo Grupo Maré (FD/UnB) e coordenada pela professora Tânia Mara Campos de Almeida (SOL/UnB). Por planejamento, teria duração de 4h, tendo começado às 14:00h e seguido até as 18:00h, mas, devido ao grande sucesso de público o evento se estendeu até as 21h.

Foram realizadas duas mesas, uma primeira presidida pela profa. Tânia Mara e que contou com a fala de uma mãe (Doralina Fernandes) e um pai de santo (José Antônio Messias). O terceiro palestrante da mesa, o terecozeiro Cícero Centriny, chegou atrasado e acabou por oferecer contribuições ao final, a partir da plateia. Esta primeira mesa foi a mais extensionista, o que segue a vocação de estudos e solidariedade comunitária do Grupo Calundu. Muitos alunos da UnB – religiosos e não religiosos – estavam presentes e fizeram várias perguntas. Face ao interesse demonstrado e pequena oportunidade deste tipo de debate dentro de campus universitários, o tempo da atividade foi estendido.

A segunda mesa manteve o alto interesse da plateia. Foi presidida pelo prof. Wanderson Flor do Nascimento e teve como palestrantes os religiosos e autores Cícero Centrini e Augusto Sérgio dos Santos de São Bernardo, além das pesquisadoras Clara Adad (Grupo Calundu) e Luciana Ramos (Grupo Maré). Debateu o tema da intolerância religiosa. Tratou-se de debate mais acadêmico, que igualmente prendeu o público no auditório. Da mesma maneira, estendeu-se por mais tempo do que o esperado e seguiu até as 21h.

A avaliação da organização é a de que o encontro foi um sucesso. Novas atividades serão realizadas a seus moldes.

O Grupo Calundu agradece a presença de toda a audiência que nos acompanhou no dia do evento. Seguem na galeria as fotos oficiais dos Encontros Afrorreligiosos.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: