No contexto da Semana Universitária da Universidade de Brasília de 2016, realizamos o evento Encontros Afrorreligiosos, no auditório do Instituto de Ciências Sociais, no dia 26 de outubr
No contexto da Semana Universitária da Universidade de Brasília de 2016, realizamos o evento Encontros Afrorreligiosos, no auditório do Instituto de Ciências Sociais, no dia 26 de outubro de 2016. A atividade foi organizada pelo Calundu – Grupo de Estudos sobre Religiões Afro-brasileiras (SOL/UnB), apoiada pelo Grupo Maré (FD/UnB) e coordenada pela professora Tânia Mara Campos de Almeida (SOL/UnB). Por planejamento, teria duração de 4h, tendo começado às 14:00h e seguido até as 18:00h, mas, devido ao grande sucesso de público o evento se estendeu até as 21h.
Foram realizadas duas mesas, uma primeira presidida pela profa. Tânia Mara e que contou com a fala de uma mãe (Doralina Fernandes) e um pai de santo (José Antônio Messias). O terceiro palestrante da mesa, o terecozeiro Cícero Centriny, chegou atrasado e acabou por oferecer contribuições ao final, a partir da plateia. Esta primeira mesa foi a mais extensionista, o que segue a vocação de estudos e solidariedade comunitária do Grupo Calundu. Muitos alunos da UnB – religiosos e não religiosos – estavam presentes e fizeram várias perguntas. Face ao interesse demonstrado e pequena oportunidade deste tipo de debate dentro de campus universitários, o tempo da atividade foi estendido.
A segunda mesa manteve o alto interesse da plateia. Foi presidida pelo prof. Wanderson Flor do Nascimento e teve como palestrantes os religiosos e autores Cícero Centrini e Augusto Sérgio dos Santos de São Bernardo, além das pesquisadoras Clara Adad (Grupo Calundu) e Luciana Ramos (Grupo Maré). Debateu o tema da intolerância religiosa. Tratou-se de debate mais acadêmico, que igualmente prendeu o público no auditório. Da mesma maneira, estendeu-se por mais tempo do que o esperado e seguiu até as 21h.
A avaliação da organização é a de que o encontro foi um sucesso. Novas atividades serão realizadas a seus moldes.
O Grupo Calundu agradece a presença de toda a audiência que nos acompanhou no dia do evento. Seguem na galeria as fotos oficiais dos Encontros Afrorreligiosos.