Em uma nova edição do painel apresentado em 2019, entre os dias 07 e 09 de dezembro de 2022, o Calundu participou, na Universidade de Harvard, do Segundo Encontro Continental em Estudos Afro-Latinoamericanos.
Como ocorreu com o primeiro encontro, esta edição foi organizada pelo Instituto de Pesquisas Afro-Latino-Americanas da Universidade de Harvard (ALARI) e contou com a novidade da divulgação do Consórcio em Estudos Afro-Latino-Americanos. Este é formado pelo ALARI e várias instituições parceiras de outros países, inclusive do Brasil.
No evento, o Calundu, representado pelas integrantes Ariadne Oliveira, Guilherme Nogueira e Nathália Fernandes, apresentou o painel “Comunidades de Terreiro e os desafios impostos pela pandemia da Covid-19”. Durante a apresentação houve comoção e mostras de respeito às pessoas mortas no Brasil e no mundo pela pandemia da Covid-19, embaladas por cantigas às divindades afro das almas e da misericórdia.
O debate
Apresentou-se noções acerca de como as religiões afro-brasileiras têm sido praticadas e vividas ao longo da pandemia do COVID-19. Esta, por todas as suas condicionantes sanitárias, trouxe a necessidade, dentre outras, do isolamento social como forma de preservação de vidas. Nesse contexto, terreiros afrorreligiosos foram impossibilitados de realizar suas atividades – religiosas e de assistência a comunidades subalternizadas de seus entornos – plenamente, exigindo adaptações. Nesse período, os terreiros têm criado estratégias para seguirem abertos e potentes, ademais de estratégias para apoiarem suas comunidades, em evidente continuação da história afrorreligiosa/calunduzeira de apoio sociocomunitário e de adaptações de vivências, experiências, saberes, sociabilidades, etc., do povo negro no Brasil.
A atividade proposta se embasou, dentre outros, nos aprendizados do Calundu com o evento “o povo de santo e suas estratégias de sobrevivência em meio à pandemia”, que realizamos de maneira pioneira para a temática, em setembro de 2021, com a participação de lideranças do Candomblé e da Umbanda.






