Calundu

Início » Revista Calundu » Normas para submissão de artigos e resenhas

Normas para submissão de artigos e resenhas

 

  1. Tipo de arquivo: Word (doc ou docx)
    Obs.1: o texto deve estar previamente revisado quanto às questões gramaticais e de formatação. Indicações de nomes de autor/a(es/as) (máximo de 2 por trabalho). devem ser completamente suprimidas. Artigos e resenhas que não respeitem essas orientações não serão avaliados para publicação.
    Obs.2: resenhas deverão ser, indefectivelmente, de textos com  no mínimo 60 ou no máximo 2 anos desde a publicação de sua primeira edição.
    Obs.3: os textos poderão ser submetidos e publicados nas línguas portuguesa e espanhola.
  2. Tamanho do texto:
    – Artigos: mínimo de 12 e máximo de 22 páginas, fora referências bibliográficas.
    – Resenhas: máximo de 4 páginas, incluindo referências bibliográficas.
    – Textos livres: mínimo de 2 e máximo de 7 páginas, fora referências bibliográficas.
  3. Conteúdo da primeira página (no caso de artigos):
    – Título do trabalho em negrito, com todas as letras em caixa alta, centralizado, fonte Times New Roman, 16. Não deve ultrapassar 3 linhas.
    – Resumo do trabalho com até 1500 caracteres (sem espaço), fonte Times New Roman, 12, espacejamento simples, em um único parágrafo, justificado.
    – Até seis palavras-chave, separadas por ponto.
    – Resumo em espanhol, com palavras-chave, no mesmo padrão do resumo em português.
    – Sem quebra de página, início do texto, a partir de sua epígrafe (escrita com fonte Times New Roman, 11, recuada em 6 cm da margem esquerda da página) ou item introdutório (que não precisa chamar introdução).
  4. Normas para o texto completo:
    – Margem superior e inferior devem ter larguras de 2,5 cm; e esquerda e direita de 3 cm.
    – Espaço entre linhas 1,5; recuo de parágrafo 1,25; fonte Times New Roman, em tamanho 12 para o corpo principal do texto e 10 para notas de rodapé.
    – Citações diretas que excederem duas linhas devem ser posicionadas em um parágrafo específico, com espaçamento simples, sem recuo de parágrafo, fonte Times New Roman, tamanho 11. Separado dos parágrafos anteriores e posteriores por uma linha e afastado em 4 cm da margem esquerda da página.
    – Títulos de obras devem constar em itálico.
    – As notas de rodapé devem ser informativas e não usadas para indicar referências bibliográficas.
    – Os títulos dos itens devem estar à esquerda, em fonte Times New Roman, tamanho 14 em negrito e não devem ultrapassar uma linha.
    – As referências bibliográficas devem seguir o padrão ABNT: (Autor/Ano/Página).
    – As páginas devem ser numeradas (numeração no fim da página, à direita, fonte Times New Roman, tamanho 11).
  5. Adendo específico para textos livres e resenhas:
    – Não há necessidade de envio de resumos e palavras-chave. Basta o texto completo.
  6. Quanto à bibliografia, são os seguintes os padrões:
    – Para livros, o padrão é: Nome do/a(s) Autor/a(es/as). Título da obra em itálico, sendo postas em caixa-alta as letras iniciais das palavras dispostas antes dos dois pontos, quando houver, e as demais todas em caixa-baixa. Ex: ROCHE, Daniel. História das Coisas Banais: nascimento do consumo do séc. XVII ao XIX. Rio de Janeiro: Rocco, 2000.
    – Para capítulos de livro e anais de eventos: Nome do/a(s) Autor/a(es/as). Título da obra entre aspas seguido da indicação do nome do organizador do livro (ignorar no caso de anais) e do livro (este em itálico). Cidade da publicação, editora e ano de edição. Ex: FREIRE-MEDEIROS, Bianca. “A miséria de uns é a aventura de outros: pobreza turística e consumo de experiências” In: FARIAS, Edson (org.): Práticas Culturais nos Fluxos e Redes da Sociedade de Consumidores. Brasília (DF): Verbis, 2010.
    – Para artigos em periódicos: Nome do/a(s) Autor/a(es/as). Título da obra entre aspas. Nome do periódico em itálico, número e volume da revista, período e data de edição. Ex: MIRA, Maria Celeste. “Sociabilidade juvenil e práticas culturais tradicionais na cidade de São Paulo”. Sociedade e Estado, vol.24, n.2 – maio/agosto, 2009.
    – Os nomes de todas/os as/os autoras/es devem estar escritos textualmente na lista de bibliografias (nas referências bibliográficas), mesmo que apareçam repetidamente.
  7. Em arquivo separado, informar nome, titulação e filiação institucional do/a(s) Autor/a(es/as).
  8. Nomear os arquivos da seguinte forma:
    – Arquivo de Word com o artigo: ARTIGO – Título – ANO
    – Arquivo de Word com texto livre ou resenha: TEXTO ou RESENHA – Título – ANO
    – Arquivo de Word com dados de autoria: AUTOR/A(ES/AS) – Título – ANO
    Obs.: os arquivos deverão ser enviados quando houver chamadas abertas, exclusivamente pelo endereço da Revista Calundu no Portal de Periódicos da UnB, seguindo as regras de submissão descritas no site. Todos os contatos entre autor/a(es/as) e editoras/es serão mantidos por e-mail.
%d blogueiros gostam disto: