Calundu

Início » Primeiro Encontro Continental em Estudos Afro-Latinoamericanos – Universidade de Harvard

Primeiro Encontro Continental em Estudos Afro-Latinoamericanos – Universidade de Harvard

Entre os dias 11 e 13 de dezembro de 2019, o Grupo Calundu participou, na Universidade de Harvard, do Primeiro Encontro Continental em Estudos Afro-Latinoamericanos (ver fotos do evento aqui). O encontro contou com a participação de mais de 180 palestrantes, de diversas universidades e vários países, apresentando temas relacionados com raça e racismos nas Américas.

No evento, o Calundu apresentou o painel “Desafios contemporâneos para o exercício de fé do Povo de Santo no Brasil”, que contou com o aporte dos trabalhos de três pesquisadoras e um pesquisador do grupo: Andréa Guimarães, Ariadne Oliveira, Nathália Vince e Guilherme Nogueira. A apresentação foi um momento de importante interação com o público presente, de troca de conhecimentos variados e de proposição de futuras colaborações entre o Grupo Calundu e pesquisadoras/es brasileiros e estrangeiros. Os três vídeos reproduzidos abaixo foram filmados em Harvad, logo após o painel, pelo ativista Dom Filó, do Cultne, a partir de entrevistas com o grupo. Dom Filó gentilmente editou o material, para que pudesse ser usado como vídeo institucional da participação do Calundu no evento e fosse útil, ademais, como prestação de contas por todo o apoio recebido.

O Grupo Calundu e seu trabalho

Tradição Calunduzeira

Racismo Religioso

O Grupo Calundu gentilmente agradece a todo o apoio recebido para a nossa participação no Primeiro Encontro Continental em Estudos Afro-Latinoamericanos. A viagem das/do integrantes do grupo aos Estados Unidos foi financiada coletivamente, por meio de várias doações feitas via vaquinha on-line, venda de rifa e doação de amigos, além de recursos próprios das/do pesquisadoras/or. Representar o Brasil, a Universidade de Brasília e o povo de santo no evento foi uma grande honra.

%d blogueiros gostam disto: